A Força da Oxitocina

 

O nome do blog é Hug The Monkey (Abraçe o Macaco) e é escrito por Susan Kuchinska, autora de um ainda inédito livro chamado A Química da Conexão: Como a Resposta da Oxitocina Pode Ajudar Você a Encontrar Confiança, Amor e Intimidade (The Chemistry of Connection: How the Oxytocin Response Can Help You Find Trust, Intimacy and Love), que será lançado em 2009, e “mostra como gestar e nutrir seus filhos e buscar a autocura para poder dar e receber o amor que você precisa”.

 

No Blog ela comenta pesquisas realizadas no mundo todo sobre os efeitos da oxitocina, entrevista fabricantes de spray de oxitocina e desenvolve sua tese de que podemos aprender a confiar e entender melhor os mecanismos do amor através de uma análise do que é uma “reposta de oxitocina”. Um dos textos que mais revela quem é essa mulher é este onde ela questiona diferenças básicas entre homens e mulheres diante do mundo do trabalho.

 

Não menos interessante é seu comentário sobre o post da Meredith Small (antropóloga) noutro blog falando do estudo realizado por Adam Guastella (Austrália). O recentemente que revela nossas reações a rostos felizes podem ser induzidas e são resultados de uma memória social seletiva. Abaixo trecho da Meredith Small: “… baseada na noção que o hormônio oxitocina tem um papel importante na habilidade dos mamíferos não humanos de reconhecimento e criação de vínculos, os pesquisadores deram doses de oxitocina ou placebo para 60 homens e logo mostraram fotos de rostos humanos. Alguns rostos estavam obviamente zangados, outros felizes e alguns neutros. No dia seguinte, os homens que haviam recebido a oxitocina lembravam dos rostos felizes mas não dos rostos zangados e neutros.”

Meredith Small coloca alguns pontos interessantes:

“Em culturas onde não existe controle de natalidade, mulheres adultas dão a luz com mais frequência e estão amamentando a maior parte do tempo..” e ela continua: “Tradicionalmente, portanto, mulheres estão constantemente sob a influência de um hormônio que promove uma memória social seletiva, e as mulheres parecem ser frequentemente as responsáveis por interações sociais positivas e as iniciadoras da diplomacia e da pacificação.”

Nos dias atuais com a queda da amamentação e a terceiração da maternagem, perdemos essa vantagem social. Acho interessante ouvir Meredith Small colocar que talvez o que o mundo precisa é mais homens e mulheres lactantes, ou uma dose diária de oxitocina para nos ajudar a “vestir um sorriso”. J

Para ver as entrevistas com fabricantes de spray de oxitocina clique:

Entrevista com Liquid Trust:

http://www.hugthemonkey.com/2006/08/interview_with_.html

Entrevista com OxyCalm:
http://www.hugthemonkey.com/2006/08/interview_oxyca.html

 

5 respostas para A Força da Oxitocina

  1. Gisele disse:

    Gostaria de saber se este spray nasal de oxitocina encontra-se à venda nas farmácias. Como adquiri-lo?

  2. BRISA disse:

    Gostaria de saber se este spray nasal de oxitocina encontra-se à venda nas farmácias. Como adquiri-lo?

  3. Fábio Pinheiro disse:

    Gostaria de saber se este spray nasal de oxitocina encontra-se à venda nas farmácias. Como adquiri-lo?

  4. Rafael disse:

    SYNTOCINON Spray Nasal

    Amanha mesmo vou na farmacia comprar o meu!

  5. Vinicius disse:

    Alguem ja usou esse spray e conseguiu resultado?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: