Promover a saúde ou combater a doença?

Promover a saúde ou combater a doença?

Um ramo novo da ciência, chamado salutogênese, estuda as origens da saúde física, anímica e espiritual. A palavra salutogênese é composta pela palavra latina salus, salutis: saúde; e a palavra grega gênese, que significa origem. A salutogênese pesquisa, pois, as origens da saúde.

O paradigma na medicina em vigor aproximadamente nos últimos trezentos anos é a patogênese, composta pelas duas palavras gregas pathein: sofrer, e gênese: origem, significando a origem do sofrimento, ou seja, da doença. A patogênese pesquisa, pois, a origem da doença.

Qual é então a diferença essencial entre o conceito novo da salutogênese e o velho da patogênese?

O conceito da patogênese baseia-se, por exemplo nas doenças infecciosas, no modelo do contágio. Eu pergunto: quem é que me contagiou? Como se chama o vírus, a bactéria? Qual o antibiótico indicado?

Do ponto de vista da salutogênese, porém, eu perguntaria: porque é que fui eu que apanhei a infecção quando toda a gente à minha volta continuou saudável? A questão de por que é que uns contraem o contágio e outros não já nos leva à pesquisa salutogenética.

Venha saber mais HOJE, na Casa do Brincar, a partir das 19:30! Esperamos todos vocês!

Deixe uma resposta

