BC – Você é ativista da amamentação?

Dando continuidade às comemorações da SMAM 2012, a Matrice também participa da blogagem coletiva, proposta pelo blog Desabafo de Mãe.

E vou relatar uma situação especial que aconteceu HOJE, durante nosso encontro semanal pra falar de aleitamento materno na Casa do Brincar.

Nós da Matrice nos revesamos para acompanhar os encontros, temos uma escala de datas, assim esse nosso [delicioso] trabalho voluntário não “pesa” para nenhuma de nós! Hoje, por uma falha de comunicação, ocorreu um desencontro entre a gente e só quase no fim da reunião é que eu consegui chegar para falar com todo mundo. No caminho, aflita, fui pensando nas mulheres sozinhas na sala, com seus bebezinhos, esperando por uma de nós. Mas conforme eu ia chegando (e meu trajeto demora apenas 15 minutos), fui relaxando e confiando. Ora, a proposta das reuniões é exatamente essa: um grupo de mulheres dando APOIO a outras mulheres! Apenas isso!! Nós da Matrice atuamos como facilitadoras nesse momento mas, no fundo, no fundo, a gente é apenas mais uma mãe dando apoio!

Gosto de pensar assim: eu sou apenas uma engrenagem nesse maravilhoso mundo da amamentação, onde se acolhe com amor, com informação real, com simplicidade, com apoio, com calma, com fé, com perseverança, com olho-no-olho, sem interesses comerciais, sem pressa, sem tabelas ou gráficos preestabelecidos, todas as mães e seus valiosos bebês!

Houve um tempo que esse jeito de ser era parte da vivência de toda mulher. Hoje é considerado “ativismo”. Que seja, pois, ativismo, não me importa! Importa o bebê dormindo relaxado no colo de sua mãe, o relato (com um enorme sorriso nos lábios) da mulher que largou o complemento, os ombros agora relaxados onde antes eram tensos, o riso (e até mesmo as lágrimas!) que levamos na memória, e a certeza de que o mundo é um pouco melhor por conta desses encontros. Eu saio com a fé renovada na humanidade! Se cada uma de nós pode fazer a diferença na vida de um bebezinho, porque se incomodar em ser chamada de “ativista”?

EU SOU ATIVISTA DA AMAMENTAÇÃO!

4 respostas para BC – Você é ativista da amamentação?

  1. Que lindo relato para essa roda de reflexão tão importante…engraçado perceber que pra vcs que já promovem esse ativismo há tanto tempo, promovendo encontros num ambiente urbano cheio de desencontros, o ativismo soa estranho…enquanto que pra mim era estranho precisar se encontrar com outras mulheres pra amamentar nossos filhos…no fundo, o que mostra nossos caminhos inversos é que trilhamos a mesma trajetória de reconhecer que o natural do ser humano, hoje, precisa de um esforço em função da vida que levamos: obrigada pela reflexão e eterna gratidão pela iniciativa do Matrice. Parabéns!

  2. Essa nomenclatura é recente, mas o ato é antigo pra dedéu!! Assisti o vídeo com a entrevista que a Ceila fez. Foi bom ter notícias da Fabíola Cassab.
    O que para nós já é corriqueiro, para muitas mães que estão começando a amamentar qualquer informação vale ouro. Nem todas possuem mãe, amigas ou algum parente por perto que possam esclarecer dúvidas ou dar apoio emocional.
    Parabéns pelo trabalho!!

  3. Sandra disse:

    AMANMENTAÇÃO É UM ATO DE AOUTRO COM OUTRO. PRINCIPALMENTE COM UM SER QUE ACABA DE CHEGAR. INTERAÇÃO DE AMIGOS JUNTO NESTA CAMPANHA.
    http://sandrarandrade7.blogspot.com.br/2012/08/coletiva-amamentacao.html
    VAMOS TROCAR IDEIAS.
    VOU TE ESPERAR.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

  4. Dupla Jornada disse:

    […] Ana Basaglia – Matrice […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: