Publicidade de alimentos infantis !


Regulamentação da publicidade de alimentos direcionada a crianças – Faça parte dessa campanha!

Desde 2005, a ANVISA vem debatendo uma proposta de regulação da publicidade de alimentos com alto teor de açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e de bebidas de baixo valor nutricional, especialmente aquela direcionada ao público infantil.

Essa discussão originou uma proposta de resolução que, em 2006, foi colocada em consulta pública (CP nº 71/2006) para manifestação de todos os interessados. O fruto desta consulta foi a aprovação do texto final a futura resolução, ainda não publicada.

É imprescindível e urgente que a sociedade exija que o amplo processo democrático de discussão do teor da resolução seja respeitado, garantindo que o texto final publicado seja aquele resultante do processo de consulta pública – aprovado em audiência pública, ocorrida em 20 de agosto de 2009. É inadmissível que a ANVISA suprima trechos, em especial aqueles que protegem a criança, principal vítima da publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis.

A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação orientando os países membros das Nações Unidas a restringir a publicidade de alimentos direcionada a crianças. (Recomendação OMS – Anexo)

Essas são organizações que também apoiam a campanha: IDEC, ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), FBSSAN ( Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e INCA ( Instituto Nacional de Cancêr) Posicione-se! Envie uma mensagem de apoio à regulamentação de publicidade de alimentos conforme o texto abaixo:

Campanha pela regulamentação que proiba publicidade de alimentos e bebidas
não saudáveis direcionada a crianças

Apoio a iniciativa da ANVISA na publicação da regulamentação da publicidade
de alimentos, conforme texto discutido com a sociedade em consulta pública
e aprovado na audiência pública em 20 de agosto de 2009, que definiu
requisitos para propaganda, publicidade e promoção de alimentos destinados
às crianças.

Sua manifestação deve ser encaminhada para os seguintes e-mails:

Ministro da Saúde

José Gomes Temporão – gabmin@saude.gov.br

Diretores da ANVISA

Dirceu Raposo de Mello – presidencia@anvisa.gov.br

Maria Cecília Brito – dimcb@anvisa.gov.br

José Agenor Álvares da Silva – diage@anvisa.gov.br

Dirceu Brás Aparecido Barbano – didbb@anvisa.gov.br

Agnelo Santos Queiroz Filho – diasq@anvisa.gov.br

Ministra da Casa Civil

Erenice Alves Guerra – casacivil@planalto.gov.br

Conselho Nacional de Saúde

Francisco Batista Junior – presidencia.cns@saude.gov.br
Fonte: Alana

Vamos exigir nossos direitos!

6 respostas para Publicidade de alimentos infantis !

  1. Angelica disse:

    Oi Fabiola,

    essa proposta foi aprovada ou ainda nao?

  2. […] Matrice [pt] presents some background information: A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação [en] orientando os países membros das Nações Unidas a restringirem a publicidade de alimentos direcionada a crianças. The advertising of this type of food contributes to the current overweight and obesity epidemic among children, which has been affecting Brazil and the world. This led the World Health Organization to approve, in May 2010, a recommendation to the member states of the United Nations to impose restrictions on food advertising focused on children. […]

  3. […] Matrice [pt] presents some background information: A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação [en] orientando os países membros das Nações Unidas a restringirem a publicidade de alimentos direcionada a crianças. The advertising of this type of food contributes to the current overweight and obesity epidemic among children, which has been affecting Brazil and the world. This led the World Health Organization to approve, in May 2010, a recommendation to the member states of the United Nations to impose restrictions on food advertising focused on children. […]

  4. […] Matrice [pt] presents some background information: A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação [en] orientando os países membros das Nações Unidas a restringirem a publicidade de alimentos direcionada a crianças. The advertising of this type of food contributes to the current overweight and obesity epidemic among children, which has been affecting Brazil and the world. This led the World Health Organization to approve, in May 2010, a recommendation to the member states of the United Nations to impose restrictions on food advertising focused on children. […]

  5. […] Matrice contextualiza a questão: A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação [en] orientando os países membros das Nações Unidas a restringirem a publicidade de alimentos direcionada a crianças. […]

  6. […] fanampim-panazavana etsy ambany ny Matrice [pt] : A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e […]

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