Criança também mama!

Fabiola e Paola mamando!

Pois é dia das crianças… e nós aqui acreditamos que criança também mama. Sim estamos falando de amamentação prolongada! Crianças que mamam mesmo depois de completos os dois anos de idade.

“As mães que continuam amamentando após um ano enfrentam muitos problemas, sobretudo devido às críticas de quem crê que isso “não é normal” e as ameaçam com todo tipo de doenças e catástrofes.

….

O desmame pode acontecer em muitos primatas quando ocorre a erupção do primeiro molar permanente, o que corresponderia aos 6 anos do ser humano. Em conclusão, Dettwyler supõe que a idade normal do desmame no ser humano é entre os dois anos e meio e os sete anos. ”

Esses  são pequenos fraguimentos do texto do Dº Carlos Gonzales. Se interessou? Veja o texto na íntegra

E nunca é tarde lembrar a Organização Mundial de saude recomenda: “Amamente seu filho no mínimo até dois anos, sendo que de forma exclusiva até os seis meses (sem chas ou complementos)”

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Uma resposta para Criança também mama!

  1. Marcia disse:

    Meu filho tem dois anos e dois meses e eu bem sei o que é preconceito. Sou nutricionista e alguns meses atrás comentei com outra colega (que tem um filho da mesma idade que o meu) que ainda amamentava. Foi quase como dizer que comia criancinhas no lanche da tarde. Ela ficou horrorizada, me falou uns absurdos que no final horrorizada fiquei eu, que perguntei se ela não conhecia a recomendação do Ministério da Saúde.
    Nutricionistas que não reconhecem a importância da amamentação, pediatras que alegam que isso causa uma dependência psicológica na criança, e do outro lado as mães que acabam com vergonha de amamentar seus filhos. Os profissionais da área da saúde que estão diretamente envolvidos com a amamentação devem estudar mais, buscar atualização para evitar esse tipo de atitude que desestimula e desmoraliza as mães.
    Por mais que a amamentação prolongada não trouxesse nenhum benefício a meu filho, eu tenho esse direito, não aceito ser julgada por isso.

Deixe uma resposta

