Desmame total, quando promovê-lo?

Minha filha caçula mamou até depois de seu aniversário de 4 anos. Confesso que nunca imaginei que ela fosse tão longe na amamentação. Mas reconheço também que foi um processo muitíssimo natural de desmame, tranquilo e beeeeem gradativo.

A gente começa a perceber, se ficar muito atenta, “vozes dissonantes” sobre quando deve acontecer o desmame de uma criança. Aquela idéia popular de que bebês mamam por poucos meses começa a cair por terra e aqui e ali a gente encontra artigos que nos fazem pensar: afinal, será mesmo natural um bebê humano mamar por apenas 6 meses? ou 1 ano?

Leia aqui um artigo do dr. Marcus Renato, antigo e ferrenho defensor da amamentação, que nos lembra que “os dados disponíveis sugerem que as crias humanas estão desenhadas para receber todos os benefícios do Aleitamento ao Seio durante um período mínimo de 2,5 anos e um aparente limite máximo de 7 anos.” 

E vocês, até quando amamentaram ou pretendem amamentar? O que vcs pensam sobre esse assunto?

Ana B.

3 respostas para Desmame total, quando promovê-lo?

  1. Denise Niy disse:

    Murilo mamou até 1 ano e 11 meses, foi desmamado porque tive de tomar antibiótico. Eu, que detesto remédios, acabei cedendo e tirando o tetê do guri justamente porque ia tomar medicamentos. Eu me arrependi, porque adorava amamentar e acabei perdendo um pouco do contato íntimo que tinha com o meu pequeno. Ele, porém, parece não ter se incomodado muito. Nunca mais pediu para mamar, embora de vez em qdo goste de deitar no meu colo e fingir q está mamando, dizendo “bebeziiiiinho”. No fim das contas, já não sei mais se ele mamava pq eu oferecia o peito ou se ele pedia e por isso eu dava o peito. Acho que não importa, né?

  2. Ligia de Sica disse:

    Minha filha Helena fez 4 meses hoje. Passamos por muita turbulência na amamentação nos três primeiros meses. Consegui continar amamentando por muita determinação, teimosia mesmo. E vejo que só foi possível por causa do apoio recebi de outras mães. Na minha família, estão parando aos poucos de me oferecer “uma fraldinha” quando amamento. A amamentação é vista lá como uma obrigação que dura 6 meses e que expõe mulher. Saindo desse miolo e saracutiando nos encontros do Matrice, percebo que a amamentação é mesmo cultural. Tavez não cultural de um povo inteiro e sim cultural do grupo de mulheres com o qual a mãe se identifica. Não quero determinar o futuro, mesmo porque aqui são duas envolvidas, mas não quero interromper esse contato, essa união, essa natureza. Quem sabe chego nos 7 anos e volto aqui para contar… Obrigada por compartilhar esse texto.

  3. janete disse:

    Minha filhota mamou até os 3 anos e 8 meses. Achei que o desmame seria dificil pra ela. Mas ela conseguiu superar bem, inclusive pra dormir que era o momento que o peito mais a atraia. Acho que não foi dificil pois com essa idade da pra conversar francamente com a criança. E como ela é muito esperta acabou aceitando. Deixem seus filhotes mamarem pelo menos até os dois anos. Passa tao rapido que voces nem vao perceber. BJO

Deixe uma resposta

