Cáries?

Crianças que mamam no peito têm cáries? Amanhã, sexta-feira, 11/04, a partir das 14h30, em nossa reunião semanal no Gama, teremos a presença de uma dentista especialista em amamentação, Fernanda Molina, dividindo sua experiência conosco. Será uma reunião muito esclarecedora!

Veja em nossa página de eventos um depoimento de uma dentista que é membro da IBFAN, portanto outra especialista no assunto!

E vocês, o que pensam disso? Seus filhinhos apresentam/apresentaram cárie nos dentes? Se sim, vcs acham que foi por causa da amamentação? Se não, foi por causa da amamentação? E a orientação do odonto-pediatra (em ambos os casos), qual foi? Comentem!

Anúncios

9 Responses to Cáries?

  1. Naty disse:

    Queria contribuir com vcs no meu blog com dicas e falando da ajuda de vcs, como vc me permitiria?
    La tenho várias gravidas e mamaes recentes q com certeza precisam de informaçoe, muitas delas deixaram de amamentar por falar q o bico nao saiu, q o leite tava pouco, que o bebe nao pegava, acho que vai ajudar bastante,!
    Beijinhos

  2. Sabrina disse:

    e aí? como foi a palestra?
    beijos de uma mãe curiosa mas que não conseguiu escapar do trabalho!

  3. Sabrina disse:

    Meninas, vcs podem me passar o contato dessa dentista?
    Se possível, deixo meu e-mail para envio: smarsigli@hotmail.com
    Muito obrigada, um beijo!
    Sabrina

  4. Adriana disse:

    Minha duvida e a seguinte: A pediatra fala que e necessario o leite a noite – Ja a nutricionista do bercario diz que esse leite nao pode ser ao dormir (ja na rotina de sono) … Para nao criar caries e preciso escovar os dentes ao final do dia, antes de dormir.
    Como faco? Meu filho (1a e 8m) janta as 18h30 (mais cedo nao da, trabalho!!) que horario devo dar seu leite para que eu ainda possa dar um banho e coloca-lo para dormir (normalmente as 20h40, comeca tudo isso.)? E a digestao?

  5. Ana Basaglia disse:

    adriana,
    de que leite vc está falando?
    se for leite de mamadeira, sim, pode ser um problema.
    se vc está falando de aleitamento materno, não há evidências científicas que comprovem que o leite materno possa estar associado com o surgimento de cárie, sendo essa relação complexa e confundida por muitas variáveis (conclusão do link postado, vc leu?).
    nossa experiência mostra q nenhuma criança do nosso círculo íntimo apresentou cáries ou problemas de digestão, mas estamos falando de crianças amamentadas ao seio, sem excessão.
    particularmente, não vejo problemas no seu horário, meus filhos jantavam até mais tarde do q o seu (eu tb trabalho!), mas fica aqui a ressalva: leite de mamadeira é outra história, e penso ser importante observar mais atentamente a questão da escovação dos dentes nesse caso.
    bjs!

  6. janete disse:

    Minha filha tem essas caries, e nunca tomou mamadeira. Deve ser então do leite materno pois ela mama antes de dormir. A dentista que eu consultei disse que o melhor era não tentar restaurar pois o rseultado seria pior.

  7. Ana Basaglia disse:

    Nossa Janete, meus filhos sempre mamaram no peito pra dormir e NUNCA tiveram cáries… E eu tb não os acordava para escovar os dentes nem nada.
    Segundo a pesquisa publicada, não há evidências de q a amamentação NO PEITO esteja diretamente associada com o surgimento de cáries, devendo ser procurado outros fatores na dieta da criança.
    Do pessoal mais próximo que frequenta nossas reuniões, tb nunca vimos bebês com cáries.
    Mas, olha só, o filhinho da ortodentista dos meus filhos, nossa amiga pessoal e vizinha na praia há mais de 15 anos, tb tinha muitas cáries na primeira infância, imagina, filho de pai e mãe dentista! Às vezes, a criança tem uma maior predisposição…
    O q mais disse essa a dentista q vc consultou? Mandou parar a amamentação, ou orientou vc de maneira diferente?
    abs
    Ana

    • silvia disse:

      Olá,
      O meu filho mamou no peito até ao ano e meio, nunca tomou biberon e a partir dos 2 anos começaram a aparecer caries de forma rápida apesar de todos os cuidados de higiene.
      Embora digam que não, o unico que me parece ser o causador são os antibioticos, pois estava sempre doente com infecções respiratórios e tomou vários(infelizmente).
      ando muito triste com esta situação.

  8. Quezia disse:

    meu bb de 1 ano 11 meses quebrou o dente e esta com caries eu nao sei oq fazer pis ele morre de medo de dentista…
    oq eu faço?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: