quero mamar

SMAM – 2007 Matrice

Aconselhamento por amigas

Dennis CL, Hodnett E, Gallop R, Chalmers B. O efeito de apoio de amigas sobre a duração do aleitamento materno entre mulheres  primíparas: um experimento controlado e randomizado/The effect of peer support on breastfeeding duration among primiparous women:  a randomized controlled trial. CMAJ 2002;166:21-8

Este experimento controlado e randomizado avaliou o efeito de apoio  de companheiras (de mãe para mãe) sobre a duração da amamentação  entre mães que aleitavam pela primeira vez. Um total de 256 mães em aleitamento, de dois hospitais em comunidade semiurbana perto de Toronto, Canadá, foram colocadas, de forma aleatória, num grupo de controle (cuidados convencionais) ou num grupo com apoio de outra mãe (cuidados convencionais mais suporte por telefone, iniciado  48 horas após a alta hospitalar. O suporte foi oferecido por uma mulher, com experiência em aleitamento, que freqüentou uma sessão de orientação com 2 horas e meia). O acompanhamento da duração do aleitamento, da satisfação materna com o método de alimentação do bebê e das percepções do suporte de companheira foi feito durante 4, 8 e 12 semanas após o parto. Muito mais mães no grupo com apoio de colega, quando comparado ao grupo de controle, continuou a amamentar por 3 meses após o parto (81% vs 67%), sendo que o aleitamento era exclusivo (57% vs 40%). As taxas de aleitamento materno nas semanas 4, 8 e 12a após o parto foram de 92%, 85% e 81%, respectivamente, entre as mães no grupo com suporte de uma mãe, em comparação a 84%, 75% e 67% entre as mães no grupo de controle. Além disso, quando solicitadas a dar uma nota à sua experiência de alimentação, um número significativo de pouquíssimas mães mostrou-se insatisfeito no grupo com apoio de outra mãe, quando houve a comparação com o grupo de controle (1.5% vs 10.5%).

Dentre as 130 mães que avaliaram a intervenção de um apoio no grupo, 82% estavam satisfeitas com a experiência de uma colega voluntária e 100% sentiram que a todas as novas mães que amamentam deveria ser oferecida essa intervenção de apoio de outra mulher.

pesquisa publicada pela IBFAN Brasil em atualidades  2003 .Confira o link aqui

82 respostas para quero mamar

  1. Amigas, Recebi o recado abaixo no meu orkut.
    Quero muito ajudá-la mas não sei como.
    Não a conheço, apenas participamos de uma comunidade e criei a maior quizumba num post sobre amamentação…
    Defendendo, claro.
    mas sabe como é: a maioria não amamantou e qualquer coisa que eu falasse era mal interpretado. Chegarma a me chamar de irresponsável porque estava aconselhando amamamentação exclusiva e que iriam me denunciar ao conselho tutelar…vejam, se pode uma coisa dessas.
    Essa pessoa foi uma das poucas que defendeu a amamentação e agora me escreveu pedindo ajuda.
    O que podemos dizer à ela?
    Precisamos de mais detalhes?

    Oi Ana, ai to precisando de uma força, com a amamentação! A Beatriz está com 8 meses e uma semana e esta semana nao esta querendo mamar direito! Temos uma rotina, eu trabalho o dia todo e vou almoçar em casa, de manha ela toma suco, apos o almoço mama no peito no meio da tarde fruta e suco e la pelas 17h mamadeira de leite meu que eu ordenho, mais por conta dela estar mamando menos nao estou conseguindo ordenhar, estou quase sucumbindo ao pó…ai me ajuda… vc tem alguma dica? bjs

  2. fcassab disse:

    Oi Ana tudo bem?
    Olha só tenho várias dicas, estou postando aqui na respostas, mas tb enviarei por email para vc ok?
    Olha ela não precisa tirar este leite todo de uma vez, ela pode tirar aos poucos. Sei que muitas vezes é mais fácil tirar de uma vez só. Vou dar umas dias ok?
    QUANDO TIRAR ESTE LEITE
    1-É comum algumas mães terem mais leite de manha do que a noite. Isso se dá por dois fatores, basicamente:
    1.1- a prolactina agiu a noite
    1.2 – vc “teoricamente” descansou a noite e seu corpo produziu mais leite. Por isso descanse sempre que vc puder, sei que as vezes esta missão pode ser quse impossível.
    Aproveite amamente seu bebe com um peito e deixe o outro para a ordenha.
    Algumas mães relatam que a ordenha fica mais fácil enquanto a bebe mama no peito, pois a ocitocina (outro hormônio do leite que ajuda na descida) vai agindo. Ou então tire depois dela mamar.

    2-A sua retirada de leite pode ser “mais eficiente” se antes o peito for preparado para a retirada. Como fazer? –

    2.1 -Tome banho bem quente e deixe cair a água no peito. Essa água quente vai dilatar as veias do seu seio. Ajudando assim o aumento do leite.
    2.2 – Depois do banho sente na berada da cadeira – e sem sutiã – balance seu corpo para frente e para traz. Isso tb vai ajudar a circular seu peito
    2.3- antes de vc começar a tirar o leite para o armazenamento faça massagem. Este link é muito bom

    http://www.aleitamento.org.br/manual/extrair.htm

    3-Retire o leite sempre no mesmo horário. Assim vc estará programando seu corpo.

    Caso vc pela manha vc não consiga tirar uma boa quantidade de leite, retire mais leite a tarde e a noite.
    Vc tb pode tirar durante o final de semana. E amazene.
    O Armazenamento no frezzer (com a porta separada da geladeira) dura 15 dias.

    Os potes – se possivel de vidro, mas nunca com tampa de metal
    As prateleiras do frezzer só o LM. Nunca misture leite materno com outros alimentos.

    Se ficar mais duvida, nos escreva, ligue para a gente (11 96223737), ou melhor ainda apareça na nossa reunião de volta ao trabalho dia 15/09 às 15 horas. endereço: pcça São crispin 151 Lapa.
    Bjocas e boa sorte
    Fabíola – Matrice

  3. janete disse:

    minha filha tem 2 a e9 meses, eu ainda a amamento,apesar da pressão para desmamá-la
    Só quejá a algum tempo vivencio uma questao muito delicada, minha filha ganha pouco peso desde que voltei a trabalhar.Hoje ela tem 10.350 gramss.A pediatra insiste que ela não ganha peso porque ainda mama no peito, apesar de todos os exames de sangue dela estarem normais. Quando leio essas materias na internet fica consolada, acreditando que estou fazendo a coisa certa.Mas tambem fico achando que estou prejudicando minha filha. Umaoutra pediatra me disse que está pra sair uma nova tabela de peso/altura para crianças amamentadas somente aao peito.O que vocês sabem disso? Estou errada em continuar amamentando?Me deem a sua opiniao. BJO.

  4. Fabiola disse:

    Oi Janete
    Meu nome é Fabiola Cassab, sou a mãe da Paola. Paola tem quase tres anos e é amamentada ainda. ELa mama no peito e come outros alimentos.
    Pelo que percebi o próprio pediatra não encontrou nada de errado com sua filha.Relamente existe uma nova tabela de crescimento. A tabela antiga que tinhamos era baseada em bebes europeus, que geneticamente sao maiores que os nossos, e bebes alimentados por leites artificiais. Essa nova tabela foi feita com base em bebes amamentados no peito.
    Como esta a curva de crescimento da sua filha? Qual é o seu percentil?
    As pessoas tem muito preconceito de ver um bebe um pouco maior mamando.
    O leite materno tem muitos nutrientes e é muito importante para sua filha.
    Particularmente sou muito a favor da amamentação prolongada. Vc mora onde?

    Bjocas
    Fabíola

  5. janete disse:

    Oi Fabiola
    Eu moro em Guarulhos, e apesar da Belinha não ganhar muito peso, ela nunca perdeu peso e nem deixou de crescer. Toda essa minha inquietação se deve a pressão que ando sofrendo, de todos que convivem conosco. Mas por enquanto vou deixar o meu coração de mãe falar mais alto e não tirar o “peitinho” da Belinha.
    Obrigado pela resposta.
    Bjo.

  6. fcassab disse:

    Oi Janete
    Venha até uma reunião nossa às sextas feiras ou então apareça no nosso bazar!!

  7. marcia sousa (URGENTE) disse:

    Ajudem a mamar e sobreviver uma criança.
    Minha filha nasceu com hidrocefalia, passou 20 dias na UTI, pensei que não sobreviveria, mas Deus operou um milagre, ela ja saiu da UTI , precisa mamar , mas
    não tenho leite, após 20 dias como proceder para conseguir estimular os meus seios e voltar a ter leite ?

  8. Eliziane Pereira disse:

    Bom dia a todos gostaria muito que me ajudassem pois tenho um bb recém nacsido na familia q a mãe morreu logo após o parto e ele precisa de leite materno ou aquele especial pra recém nascido,gostaria de saber como faço pra receber doações de leite preciso muito da ajuda de vocês desde já obrigada!

  9. Simone disse:

    Tenho um bebê de 11 meses que amamento com toooooooooodo o amor e prazer do mundo e apesar de todos os questionamentos: AINDA MAMA?!?!?! QUANDO VAI PARAR?!?!? ATÉ QUANDO VC PRETENDE AMAMENTAR?!?!?! É TÃO FEIO!!!!
    A dúvida é a seguinte, ele fica na creche do meu trabalho e eu ainda vou amamentá-lo na hora do almoço, após a soneca, quando os outros tomam a mamadeira. Pergunto, até quando devo fazer isso? É necessária essa mamada? Poderia liberar leite ou suco no copo? Eu adoro ir lá, amamentar, beijocar, cheirar, ver o sorrisão quando eu chego, mas também fico amarrada, pq tenho sempre que estar no horário certo, não posso ter outro compromisso no horário do almoço.
    Tô perdidinha…
    Um beijo, obrigada!

  10. carolina disse:

    apesar da presão de todos, ainda amamento minha filha de 5 anos no peito
    amamentei com exclusividade ate os 6 meses, depois iniciei papinhas, e nunca deixei de dar o peito á ela, e uma criança super saldavel e muito inteligente, ja li muito sobre amamentação as vezes chego a pensar que estou fazendo algo muito errado pra minha filha, de tanto todos porem inpecilho ela se sente constrangida em mamar quando a vó dela esta em casa, o que eu faço me ajudem estou certa em seguir a amamentação ou não. a nossa rotina e a seguinte. pela manha ela acorda e vai direto pro meu quarto pra mamar . quando volta da escola naão tem hora quer mamar toda hora, ela não dorme na minha cama, mas mama e muito antes de dormir a pediatra disse que não esta afetando a saude dela pelo contrario ela estar super bem . que parar ou não a amamentação não traz mal nenhum. chego a ficar assustada na quantia enorme de leite que ainda tenho no peito. tenho a aprovação do meu marido em amamentar minha ate quando ela quizer…. mas e sempre bom saber a opinião dos outros.

    • Daniele disse:

      Se seu coração diz que vc quer dar de mamar e a pediatra disse que faz bem, então o RESTO que se dane que vão procurar o que fazer, eu sou mãe de primeira viagem e a louca da minha sogra me expulsou da casa dela pois na cabeça doente dela eu usava a minha filha pra ficar mostrando os peitos pro marido dela, sendo que sepre que eu amamento minha filinha eu a cobria com paninho….sabe o que eu fiz deixei de ir a casa dela e estou feliz com minha filinha no peito rsrsrs

  11. rodrigo disse:

    minha fiha que mora na Alemanha só amamentou meu neto, até os três meses e meio e parou de amamentar tem algum problema? o seu bebe é forte e aparenta ser um bebê de oito meses.

  12. Ana Basaglia disse:

    queridos!

    pra mãe do bebê de 11 meses: sim, continue amamentando, se vc puder, pq nessa idade é muito importante ainda. seu bb já se alimenta de outras coisas, tem aporte de vitaminas de outros meios, mas o LM é muito mais q isso, tb é carinho, aconchego, fortalecimento do sist. imunológico… entretanto, se vc quiser, pode tb oferecer suco, fruta, água, eventualmente qdo não puder comparecer por causa do horário apertado. de qq maneira, pra quê oferecer leite de vaca na mamadeira, se vc produz o melhor leite especialmente pro seu filho?

    pra mãe da criança de 5 anos: nessa idade é uma questão pessoal, de sua família.
    errado vc não está fazendo, mas tb nessa idade já não é usual. seu seio produzirá leite pelo tempo q for estimulado a fazê-lo! q tal trocar uma mamada por outra coisa: contar historinha no colo, fazer um bolo, brincar no quintal, vc e sua filha juntas?

    pro vovô preocupado: o melhor leite pra uma criança é o leite de sua mãe, sem sombra de dúvida. não sei das circunstâncias q levaram sua filha a amamentar por tão pouco tempo, num país de primeiro mundo, onde o estímulo e apoio devem ser regra (imagino). a alimentação de um bb tão novinho com leite sem ser materno deve ser acompanhada por especialistas, e deve haver justificativas especiais. espero, sinceramente, q ele esteja se desenvolvendo bem. o ideal teria sido q ele estivesse sendo alimentado APENAS com LM, é o q todas as pesquisas preconizam hoje, OMS, associações de pediatras etc. há algo q possamos fazer?

    abraços a todos, obrigada por estarem aqui com a gente!

  13. Simone disse:

    Obrigada,

    Ele já completou 1 ano e quase um mês e continuo indo lá, pra tristeza das tias da creche e com o apoio do pediatra, que me autorizou a dizer que ele ainda não liberou o leite…
    Trabalho em um HC e hoje fui tentar doar novamente (doei por um tempo, mas infelizmente nunca vazei leite) , pq estão precisando no banco de leite. Será que a produção aumenta novamente? Acho que não vai faltar para o meu pequeno, né?

    Beijos

  14. Manu disse:

    Olá,

    meu bebê tem 2 meses e já não está querendo mais o peito. Acredito que tudo começou com o uso da chupeta mas já tirei e mesmo assim, depois de 5 dias ela não está mamando bem, só dá algumas sugadas e larga, usando mais para dormir.

    Ela está com refluxo e acho que isso está atrapalhando. Mesmo ficando mais de 3 horas ela não apresenta fome e mama pouco. Minha dúvida é como resgatar o gosto dela pelo peito.

  15. Analy Uriarte disse:

    Manu,
    Sua colocação é perfeita quando vc diz gosto pelo peito. Mamar é algo muito prazeiroso para bb e mm. Sinto que vc está preocupada com a frequência e duração das mamadas dela, certo?
    Não entendi no entanto se ela está recebendo complemento ou se ela está apresentando algum sinal de não estar se alimentando direito: faz pouco xixi, engorda pouco, parece dormir demais, chora muito?
    Se o seu peito é seu único aliemnto, confie que ela logo vai voltar ao ritmo antigo. Aliás a freqência e duração das mamadas muda ao longo do tempo. Pode ser que ela simplesmente tenha ficado mais eficiente e você não percebe que ela “já está aliemntada”. Parabéns por ter decidido tirar a chupeta. De modo geral, chupetas não trazem benefícios ao bebê e em geral são dadas para o “sossego” da mãe.
    Escreva contando mais detalhes.
    Abraços
    Analy

  16. fcassab disse:

    Simone:
    A produção do leite é baseada na oferta e na procura.
    Qto mais leite ele tomar e mais leite vc doar, mais leite terá
    PARABENS
    E apareça em uma reunião
    bjocas
    fabiola

  17. kleidiane disse:

    Olá, tenho um bb de 11 meses e ele acorda umas 10 vezes na madrugada para mamar no peito, isso esta acabando comigo. Não quero desmamar ele durante o dia, mas quero tirar todas as mamadas na madrugada, serà que alguém pode me ajudar, como devo fazer?
    Obrigada
    Kleidiane

  18. Ana Basaglia disse:

    kleidiane, algumas coisas precisam ser ponderadas: vc trabalha fora? ou fica afastada do bb durante bons períodos durante o dia?
    talvez seu bb esteja passando por algum “pico de crescimento”, e sinta necessidade de mamar com mais frequência à noite, matando a saudade da mãe… pode ser passageiro.
    se vc se ausenta muitas vezes durante o dia, o bb pode querer mamar mais à noite meio q recompensando o tempo afastado.
    por outro lado, é à noite q se dá o pico da produção de leite, é seu organismo “trabalhando” para dar conta da amamentação! cortar essa ligação pode não ser ideal, afinal…
    o q vc pensa sobre “cama compartilhada”? pode ser uma boa alternativa vcs dormirem juntos, vc não teria q levantar tantas vezes, iria descansar mais.
    muitas mães relatam q nem percebem seus bbs mamando à noite, todos dormindo relativamente bem juntos (mamãe, bb e papai!).
    escreva-nos, dando mais detalhes!

    [particularmente, EU ainda acrescentaria: dorme junto e aproveita, essa fase passa tãããooo rápido, depois dá uma saudade… rs]

  19. Olá!
    Estão de parabéns por todo o apoio que dão a mamãs e filhos que querem prosseguir a amamentação. É o meu caso e o dos meus filhos: somos uma feliz excepção em Portugal, onde a falta de apoio tem feito muitas mães desistir de amamentar nos primeiros meses de vida dos seus bebés.
    Abraço
    Alexandra

  20. Ana Basaglia disse:

    Obrigada, Alexandra!
    Apareça sempre!!!
    bjs
    A.

  21. Renata disse:

    Olá!

    Tenho uma pequena dúvida. No entanto, queria salientar que me sinto segura de que tomei a decisão mais acertada para o nosso contexto familiar.

    Meu bebê tem pouco mais de hum ano. Aos dez meses dele engravidei (de bom grado) do segundo, atualmente com cerca de doze semanas. Neste período passei a me sentir extremamente fraca, muito fraca mesmo, ao ponto de cogitar a possibilidade de algo grave estar se passando. Não demorou muito diagnostiquei a gravidez. Em nenhum momento pensei em desmamar meu filho por isso, intuitivamente sabia que não era necessário, ao menos não pelos motivos relacionados a riscos para mim e pro bebê que geramos.

    Porém, diante dos inúmeros incômodos causados pelas náuseas constantes, fraqueza física e mental, dores de cabeça, entre outros problemas, percebi que teria de desmamar meu bebê. Foi uma decisão muito, mas realmente muito difícil de tomar – ainda o é – mas não me restaram alternativas. O fato que mais fortaleceu esta decisão foi a tentativa fracassada de convencer meu filho a diminuir o ritmo das mamadas, afinal, eram por volta de três durante o dia, mais uma ao deitar à noite e ainda as da madrugada, cerca de três distribuídas entre 23h e 5h da manhã. Enfim, depois de tanto tempo nesta pisada, mais de um ano sem saber o que dormir por mais quatro horas seguidas, vida íntima e social “comprometida” e enfrentando dificuldades típicas do início de gravidez que, no meu caso, costumam se estender por cerca de 16 semanas, não agüentei o tranco.

    Os três primeiros dias de desmame não foram fáceis, especialmente o primeiro dia. Começamos (eu e meu marido) tirando as mamadas da madrugada, depois de um tempo foi a última da noite, até que ele mesmo, nosso bebê, esqueceu-se do peito da mamãe mas, felizmente, não da mamãe! Não posso deixar de dizer que, embora triste e muitas vezes sentindo saudades dos momentos em que o tinha em meu peito, me vi extremamente feliz ao senti-lo aconchegado em meus braços, sem estar necessariamente pojado ao peito e, ainda assim, observar o seu semblante tranqüilo e feliz… Não esquecerei jamais a sensação da primeira vez em que consegui fazê-lo dormir, sem que precisasse amamentá-lo para tal feito. Foi muito comovente, finalmente pude ver o meu bebê aninhar-se a mim pela mãe, apenas a mãe… Para mim foi extremamente significativo. Ratifico que mais ainda, jamais esquecerei a primeira vez em que ele sugou meu leite após dias de dificuldades desesperadoras. E posso dizer com alegria e orgulho que apesar de tudo, meu bebê alimentou-se exclusivamente do meu leite durante sete meses e até um dia desses trocava qualquer quitute, por melhor que pudesse parecer, pelo leitinho da sua mamãe!

    Admito que se meu pequeno bezerrinho entendesse e quisesse diminuir o ritmo de mamadas, liberando-me um pouco para o descanso, especialmente o noturno, e mamando apenas algumas poucas vezes ao dia, ou até uma ou duas como a maioria, eu certamente continuaria amamentando-o feliz e disposta até e após a chegada do seu ou sua irmãzinha/irmãozinho. Mas, como disse no início, não creio que o prejudiquei ou que fui prejudicada com tal atitude, acredito realmente que o desmame veio a seu tempo.

    A minha dúvida é simples, queria saber por parte de vocês se o desmame tendo sido realizado antes dos três anos pode trazer algum tipo de “prejuízo” ao meu pequenino?

    Grata, parabenizo-as pelo belo e valoroso trabalho e aguardo vossa resposta!!

    Muita luz, amor e paz…
    Renata

  22. Janaina disse:

    Olá. Meu filho tem 5 meses e ainda mama no peito. Mas desde 3 meses e meio ele começou a ter preguiça de mamar, de sugr. Porém continuo insistindo e ele ainda mama, porém agora voltei a trabalhar e ele só mama 3 vezes por dia, o que está fazendo que meu leite diminua. Como posso fazer pra que ele não largue o peito? ele só aceita mamar quando o peito está cheio, porque senõ ele larga o peito e chora nervoso porque não está saindo muito leite. Por isso que esperio “encher” (na verdade nem enche mais” pra entao amamenta-lo. Ele mama às 6 da manh, 15 da tarde e 22hs d noite. O que vcs acham? queria que ele mamasse até 1 ano, mas assim acho que logo vai largar

  23. Ana Paula Saraiva disse:

    Olá! Meu nome é Ana Paula, sou mãe de Isabella que está com 3 meses de idade. Ela mama somente o peito. Tenho bastante leite, mas estou começando a ficar preocupada com a volta ao trabalho. Isabella é uma menina grande, assim como eu e o seu pai. Até o momento, tenho tido bastante leite para suprir suas necessidades, mas com o passar do tempo, ela irá crescer mais e mais, então estou preocupada com o fato dela crescer e precisar de mais leite, e com a minha volta ao trabalho. Quero continuar a amamentar quanto tempo for necessário, pois é muito bom tanto para ela quanto para mim.

    Gostaria de saber como posso me organizar para continuar a amamentá-la após a minha volta ao trabalho. Saio de casa às 6h00 e volto somente às 17h00. Comprei uma bombinha para retirar leite, mas a pediatra da Bella disse que nunca conseguimos tirar tudo o quanto é necessário.

    Fico no aguardo de um contato.

    Um abraço! Ana Paula

  24. Eliane disse:

    Gostaria de deixar algumas sugestões para a volta ao trabalho. Se o leite for oferecido ao bebê com colher ou copinho o leite materno não seca. Acho legal que a mamãe inicie a oferta com colher ou copinho ( ou xícara pequena)assim quem for cuidar percebe que é fácil .
    Quanto à quantidade de leite que o bebê toma…. a gente não sabe, não é? Eles mamam até ficerem saciados… não sabemos em ml ou gramas, não é?
    e também há a possibilidade de misturar o leite materno com frutinhas. O pediatra saberá orientar as mais adequadas`
    Tudo é questão da adaptar e com certeza vale a pena!

  25. thais rosa disse:

    gente, o link divulgado no post da fabíola de 07 de dezembro de 2007 tá errado, a dica é ótima, mas o link não abre… em vez de aleitamento.org é aleitamento.com… Acho que vale corrigir, mesmo sendo um post antigo, para as mães novatas no site como eu…
    bjs
    thaís rosa

  26. thais rosa disse:

    ah… mas entrei no site e não encontrei o link do manual para extração do leite… alguém poderia me atualizar???

  27. Luciana disse:

    Oi, Preciso de ajuda! Vou fazer uma tireoidectomia total e soube pelo pediatra da minha filha que eu deveria desmamar após a cirurgia. A Mari tem 21 meses e mama em livre demanda, mas a preocupação dele é o ajuste do hormônio que terei que tomar após a cirurgia e que vai passar pelo leite. Segundo o pediatra esse hormônio em excesso pode provocar nela um hipertireoidismo desnecessário já que ela aproveitou bem o mama e que hoje eh muito mais aconchego do que necessidade real do leite. E que esse aconchego poderia ser substituído por outro tipo de carinho. Falou que eu cumpri a minha tarefa de mãe muito bem, mas que se eu estivesse dando mama pensando nela, jogar hormônio pra ela a mais seria ruim. Que se ela fosse menor o risco/benefício valia a pena, mas que hoje não. Bem, nem preciso dizer que estou sem chão!!! Minha cirurgia será dia 8/8 e até o momento não sei o que vou fazer. Vcs podem me ajudar? Bjos,
    Lu

  28. Thais:

    O link era aleitamento.org. Vou explicar
    O aleitamento.org era um site de um grupo de mães de Recife chamado ORIGEM.
    Acontece que o site saiu do ar… pq o grupo simplesmente acabou, o que é uma pena, pq eles existiam desde 1988 . O que vc encontrou no site aleitamento.com é outro.

    Nós estamos em busca de novas figuras de extração, quem achar levante o mouse e nos mandeok?
    o email é: grupomatrice@gmail.com
    bjocas Fabiola

  29. Luciana:
    Enviamos um email para vc. Vc recebeu?
    bjocas
    Fabiola

  30. Ligia de Sica disse:

    Oi Luciana, sou mãe da Helena, de 3 meses. Descobri um tumor benigno na hipofise no fim da gravidez, muitos médicos me idicaram operar. Alguns outros não. Estou tratando com acupuntura e fitoterapia e está quase sumindo. Muitas mulheres estão tendo disfunções e problemas diversos de tireóide por causa de um erro na dosagem de iodo no sal marinho. A operação de tireóide deixa consequências pesadas, sendo difícil a dosagem correta dos hormônios, sobrecarregando o corpo com muitas informações. Além da difculdade em engravidar. Considere a hipótese de não operar. Isso está sendo uma moda, como há uns anos atrás, extraiam as amídalas de muita gente. Tente outra via antes. Se quiser, me escreva, podemos nos falar por telefone também. Um beijo,
    Ligia

  31. carol mãe léo disse:

    o léo mamou exclusivamente no peito até 6 meses. Voltei a trabalhar quando ele fez 5 meses. Devo isso do grande parte aos livros da Encantadora de bebês, Tracy Hogg, editora Manolo, a venda em qualquer livraria por aqui.

  32. Nossa carol:
    Nos conte o que ela mais ajudou?
    bjocas
    fabiola

  33. daniele santos disse:

    olá! tenho uma menina que está completando 2 meses, tive pressão alta na gravidez tomei remedios para controla rminha filha nasceu com 38 semanas de cesária, nos primeiros 10 dias de vida ela só tomava complemento pois meu leite não descia só vinha pouco colostro, mas logo depois ela conseguiu mamar, ficou 20 dias mamando só no peito depois parou não teve como fazer ela mamar no peito novamente, o pediatra passou ela para o complemento na mamadeira ,agora mais de um mes depois, ela se agarrou no meu peito e começou a sugar, meu peito que já estava vazio, com o estimulo ele começou a vir novamente mas falaram que esse leite que fica parado muito tempo não faz bem, será que é verdade? tenho que tirar um pouco de leite antes com a maquina?

  34. Daniele
    Que história linda!!!
    Fiquei emcionada
    Olha essa informação de que o leite estraga não é verdadeira. O que acontece é que o seu corpo voltou a fabricar o leite, graças ao estímulo da sucção do seu bb.
    O ideal é que vc sempre coloque ela no peito nos mesmos horários pq assim seu corpo vai se acostumar!!!
    Vc ainda esta complementando?
    Como esta?
    bjocas felizes
    fabíola

  35. TANIA MONTEIRO DOS SANTOS disse:

    EU TENHO UM BEBE DE OITO MESES JA TEM UM MES QUE ELE NAO MAMA MAIS E AGORA ELE QUER VOLTAR A MAMAR DENOVO EU POSSO DA O PEITO DENOVO PARA ELE , OU PREJUDICA A SAUDE DELE SE ELE VOLTAR A MAMAR NOVAMENTE.

  36. clivia disse:

    é que eu tenho um bebê mas tem um peito meu está saindo muito leite e outro pode fala que ñ tem leite o que poço fazer?gostaria ajuda!obrigada juliana

  37. janete disse:

    Oi, eu sou a Janete, agora preciso esclarecer uma dúvida que ainda não foi respondida.
    A minha filha está em processo de desmame, agora ela tem 3 a e 10 m e tem um mês e meio que decidimos que ela não mamaria mais, (aproveitei uma virose que tive pra dizer a ela que ela não podia mamar mais). Só que como ela mesmo anda contando pros parentes ela anda tendo recaídas. Eu não tenho coragem de negar um pouco de peitinho. Então gostaria de saber se esse leite que fica parado no peito é ruim. Faz mal pra criança . Ou se tudo bem se de vez em quando ele mamar . Espero em breve uma resposta.
    Aproveito pra dizer as outras mães que o desmame que eu achei que ia ser muito difícil, Não Foi, acho que o fato dela já se comunicar muito bem até ajuda.
    Então amamente seus filhos por mais de 2 anos, eles só terão a ganhar.
    Beijos, até logo!!

  38. tricia costa disse:

    meu bb tem 3 meses e meu leite so da para 1 mamada posso oferecer outros alimentos ou so as mamadeiras com leite para lactantes?

  39. luciana disse:

    por favor me responda urgente meu filho foi amamentado por 20 dias meu leite secou dei leite artificial a ele mas agora depois de eu ficar sempre fazendo massagen no sei o leite está voltando queria tanto voltar a amamenta-lo mas ele já está com 9 meses e quando eu coloco ele no peito ele chora o que devo fazer por favor me ajudem se eu não conseguir acho que vou ficar frustada para o resto da vida.eu já tive outros dois que também não foram amamentados porque também secou.peço por favor me de uma orientação

  40. joseanny disse:

    oi meu filho tem 2 anos e 6 mases e ele ainda mama eu nao sei o quer façe para que ele deixe de mama

  41. Joseany:
    Nossa que maravilha que seu filho mamou até agora! Sei que nao é nada fácil amamentar muito tempo assim. A pressao social é enorme. Eutb amamento muito tempo minha filha.
    Como vc pretende começar esse desmame?bj
    entre na nossa lista de discussão: materna_matrice-subscribe@yahoogrupos.com.br
    bjocas fabiola

  42. elisangela disse:

    eu tenho uma menina de 1 ano e dez meses e ela mama ainda.não consigo tirar ela do peito de jeito nenhum,eu trabalho e quando chego a noite ela ja vem mamar.não consigo dormir direito anoite pois ela mama umas duas ou até tres vezes a noite.já estou preocupada com o que vou fazer,já tentei até passar alguma coisa no peito pra ela não querer mais e sem sucesso,será que vç pode me ajudar?

  43. Ana Claudia disse:

    Olá, tenho um bebê de 1 ano e 7 meses que ainda mama. Adoro amamentar e vejo que muitas pessoas se incomodam em me ver amamentando por tanto tempo, principalmente em público, o que evito fazer agora que ele está grande, pois tem manias como mamar num peito e segurar o outro!!! Meu filho come de tudo, é saudável, não chupa chupeta. Lógico que tem dias que fico muito cansada, pois trabalho fora, e tem noites que ele ainda acorda de 2 a 3 vezes, aí ponho ele na minha cama e ele fica mamando à vontade. Bom, passei pra dar um alô e dizer que a gente não se deve prender muito a regras. Sigam sua intuição de mãe, amamentem bastante pois o tempo passa rápido e quando menos esperamos nossos bebês já cresceram!!!!! Beijos

    • Gizele Aguiar disse:

      Obrigada pelo seu comentário, me libertou um pouco, pois fico grilada já que a minha filha de 10 meses acorda a noite toda p/ mamar, durmo no colchão com meu marido e coloco o colchão do berço do meu lado e faço o mesmo…qdo não quer dormir de jeito nenhum a coloco no nosso meio e me culpo um pouco..”me culpava” tenho que curtir! Só trabalho final de semana, já fico cansada…imagina vc que trabalha todos os dias…obrigada! Minha filha não mama mamadeira nem chupeta, come + ou – bem comidinha e mama fácil..só dorme no peito..ou alguém balançando no colo que não seja eu, se for eu é só peitinho.
      bjs e muito obrigada

      • roberta gadelha disse:

        ola.o meu bebe tem 11 meses e ainda mama muito, ontem foram 15 vezes durante o dia…mama tambem a madrugada inteira, o que ja me fez acostumar a dormir na rede com ele, assim nao preciso mais levantar…e da para dormir bem a noite….nem sei ao certo quantas vezes ele mama de madrugada ,umas 3 ou 4 ….como nao trabalho todos os dias e nem o dia inteiro, ele come bem quando nao estou…..mas nos fins de semana quase nao come…só mama….. a minha dúvida é: nesta idade ainda se pode dar o peito na livre-demanda? ou deve-se estipular horarios? obrigada…

  44. Paula Inoue disse:

    Olá,tenho uma bebezinha de 2 meses,moro no Japão e aqui algumas clinicas ja ensinam amamentar-mos no peito e mamadeira desde o nascimento,e como aqui ficamos 1 semana internada após o nascimento para cuidados,exames e aulinhas de como cuidar do bebe,foi um tempo suficiente para meu bebe acostumar com a mamadeira,percebi que à 2 semanas ela começou a reclamar e rejeitar o peito nas mamadas,esperando sempre pela mamadeira,busquei me informar em alguns sites sobre a importancia do leite materno e entendi que preciso amamenta-la a todo custo,mas ela berra e empurra o peito,tento não dar a mamadeira mas vejo que ela fica com muita fome,acabo dando. Agora mesmo tentei dar o peito e ela nem sequer sugou uma vez,só chorou,e eu chorei tb por ver que ela ja optou pela mamadeira,setá que não tem mais jeito?

    • Paula:
      Tem a amamentação nao é perdida.
      Quantas vezes vc complementa seu filho? Vc pode passar a dar o complemento no copipinho e aumentar a produção do seu peito. Algumas maes gostam de inventar uma mamada! Elas usam a bomba elétrica para tirar o leite uma vez por dia ou duas vezes por dia! Lembrando sempre que o peito deve ser preparado, ou seja, deve ser feita uma massagem neste peito. O importante nao é a quantidade que sai deste peito, e sim que o leite seja retirado sempre no mesmo horário.
      Temos uma lista de discussão, vc gostaria de entrar? o,link é: paulinha.jp_radical@hotmail.com
      bjocas
      fabiola

    • Gizele Aguiar disse:

      Passei exatamente o que vc está passando qdo minha filha tinha 7 dias, ela fazia isso mesmo, pois eu tive que dar suplemento de leite na chuquinha que saia facilmente o leite…”providência tomada”- Conversei com a bebê dormindo, chorei muito pedindo p/ que ela me ajudasse a sulgar o leitinho que papai do céu mandou especialmente p/ ela, comprei uma nova mamadeira da marca MAN com o bico número 1, ela fazia muita força p/ mamar, e como eu alternava com o meu peito, em pouco tempo ela foi fazendo as pases com meu peito, eu bebia muita água, chá de erva doce , p/ facilitar qdo ela me mamasse. Ah! De vez enquanto eu dava o leite de suplemento na colher ou no copinho..eu não deixava ela acostumar só com mamadeira.
      é isso, hoje ela tem 10 meses e mama muitoooooooo

  45. luciana disse:

    Tenho um bebe de 7 meses,e estou mto preocupada,pois está tendo pouco ganho de peso.
    Voltei ao trabalho qdo estava c 5 meses,ai começou a mamar na mamadeira e soh de madrugada no peito,aos pcos foi deixando o peito,e ficou soh c a mamadeira.
    Comecei a introduzir alimentos,mas só está comendo papinha de fruta,tem dificuldade em aceitar agua e suco,e qto a papinha de “sal”não quer pegar.
    Trabalho em horarios alternados,inclusive aos domingos,gostaria de saber se tem como apos este periodo que largou a mamentação no peito,se tem como eu retirar o leite do peito e por na mamadeira,pois tenho duvidas qto ao leite que está todo esse tempo no peito sem ser usado.
    Retirei e dei em uma colher e ele aceitou bem o leite.
    Aguardo uma resposta.
    Obs.quero continuar dando e incentivando as papinhas e o leite que ja toma no caso Nestogeno.E complementar com o leite do peito.

    • Luciana:
      Acho que vc pode continuar incentivando a alimentação do seu filho, acho que também ele pode continuar tomando outro leite que nao o seu, e entendo que além disso tudo ele pode continuar tomando do seu leite. Como vc se sente amamentando? Vc acha que o pouco de ganho dele esta relacioando com o leite do peito? O que é ganhar pouco peso? seu filho cresce? Onde ele esta na linha da curvatura?
      Na minha concepção seu filho pode tomar o leite sem ssr o seu, nesta idade os bebês conseguem tomar naqueles copiinhos com válvulas com muita facilidade. Suspendendo a mamadeira. Durante o dia ele pode comer comida de sal. Alguns bebês demoram mais para comer mesmo, alguns nao gostam da consistência muito liquida. COmo vc faz a papinha dele? esta muito liquida? Outra dica é que alguns bebês gostam de comer com os adultos na hora do almoço. Pois comer é um evento social. Vc já tentou?
      E a noite vc pode dar o peito, ele aceita ainda o peito?
      A AMtrice tem uma lista de discussão, vc gostaria de entrar? o link é: materna_matrice-subscribe@yahoogrupos.com.br
      bjocas

  46. Soraya Rodrigues disse:

    Tenho um bb de 8 meses ainda mama no peito, mas já faz todas as refeições…cerelac, papinha de legumes e carnes, peixes, frango etc…tb já come frutas cozidas e trituradas e come yogurte …minha pergunta é , será que por isso ele já mama menos, com mais rapidez…tenho menos leite…é normal?será que devo introduzir outro leite? tenho medo que ele fique com falta de calcio…ainda não nasceu os dentinhos…será por este motivo?..me responda mais breve possivel…obrigada soraya – Portugal

  47. Soraya:
    Quando falamos de introdução de alimentos, estamos falando sim de um desmame natural, lento, mas um desmame. É normal que seu corpo produza sim, menos leite do que quando ele tinha 06 meses. COm seis meses ele mamava exclusivamente no seu peito e ai sim seu corpo fabricava mais.
    Uma outra coisa é que bebês com 8 meses mamam mais rápido do que bebes muito novinhos, pois com a amamentação ele desenvolveu uma série de músculos na boca que ele nao tinha ainda desenvolvido.
    Quanto aos dentes, já vimos muitos bebes terem dentes com 5/6 meses e bebês de quase um ano ainda cujo o dente não apareceu. Acho que cada criança tem se seu desenvovilmento próprio. O nascer ou nao dentes não esta relacionado com a amamentação.
    Agora, quanto a opção de dar ou não um outro leite, nós da Matrice achamos que é uma opção muito cultural que leva em conta cada família.Existem muitas outras fontes de calcio, além do leite. Recomendamos no entato que se vc der o leite, não o faça dando na mamadeira, recomendamos copinhos normais ou de válvula.
    Nós da Matrice temos uma lista de discussão, mesmo vc estando em Portugual tenho certeza que vc pode participar. Se quiser entrar mande um email para: materna_matrice-subscribe@yahoogrupos.com.br. Ficamos muito felizes com o seu comentário
    bj Fabiola mae da Paola

  48. Suely disse:

    Olá! tenho um bebê com 2 mese e 10 dias, desde a maternidade foi oferecido complemento pra ele porque meu leite não descia,já em casa por ignorância minha dei mamadeira porque só o peito não o saciava, agora aos 2 meses ele nãi quer mais mamar de jeito nenhum, chora muito e não pega o peito por nada nesse mundo, mas eu gostaria muito que le continuasse a mamar, me sinto freustrada e me sinto culpada por ter oferecido mamadeira, será que tem jeito dele voltar a mamar? por favor me ajudem! desde já agradeço!!!

  49. Talita disse:

    Olá! eu também estou passando pela mesma situação da sueli o meu bebe acabou de completar 2 meses e ele não que o peito só a mamadeira eu estou desesperada por que não quero que ele deixe de mamar no peito se alguém pulder me ajudar, pois eu estou com depressão por isso
    eu quero que ele mame no peito eu estou me sentindo frustrarda e só choro me ajudem por favor.

  50. jéssica disse:

    oi ana por acaso seca o leite do peito quando eu dou de mama par minha filha ela mama mais minha teta quando eu aperto é dificio sair pq as vezes parece que nao sair ser que fica deficil pra minha filha de um mÊs nao conseguir mama sera q o leite seca?

  51. michele disse:

    oi meninas,quero dizer que sou muito feliz em ter descoberto este site por que foi graças a ele que eu esclareci muitas duvidas,sou mãe de um bebê de 4 meses.Durante a minha gravidez eu tive que me afastar do meu trabalho,pois trabalho com radiação então tive que voltar mais cedo quando meu bebê tinha 1 mês e 15 dias, me senti culpada por não estar presente as 24 horas do dia com ele e fiquei com muito medo de não conseguir amamenta-lo e comecei manter ele só com o leite do peito ordenhando e armazenando, hoje ele esta com quatro meses eu trabalho uma noite 12 horas e outra eu folgo,nas nas noites em que trabalho tiro o leite do peito e armazeno no congelador,quando chego em tiro o atrazado com o meu pitoco e ele mama muitoooo no peito espero conseguir amamenta-lo até os 3 anos ou mais.obs.foi pesquisando na internet sobre amamentação que eu descobri a matrice e que tem muitas mães com medos e duvidas como eu ou para trocar experiências fico muito feliz por ter descoberto vcs e espero que daqui a 3 anos eu possa enviar fotos amamentando.

  52. Ana disse:

    Olá!Tenho um bb de 2meses e meio que sempre amamentou com LM e complemento. Após a saída da maternidade ele sugava só meu bico, então tive ários problemas. Meu bico fissurou e meu peito pedrou. Procurei ajuda no banco de leite que me ensinou a amamentar.A pega é muito importante para que o bb aprenda a amamentar e não rejudique a mãe. Mas até que a fissura melhorasse, fui dando complemento a ele pois ele chorava muito de fome. Tenho prótese de silicone no peito e alguns médicos garantem que diminue a produção do leite. Tenho uma mamadeira da Dr.Brown que imita o peito. O leite só sai se o bb sugar. Ela é importada, mas já encontrei em uma farmárcia.Até hj ele mama no peito e dps dou complemento.Mas de uns 15dias para cá ele mama pouquissímo no peito e nao quer saber da mamadeira.Ele empurra com a língua e chora,mas meu peito não sai tanto leite para saciar a fome dele. Ele não reclama de fome, não chora, brinca mto o dia todo com sorrisos, sons e parenta estar mto bem. Mas ele mama só uns 10min no peito e larga. Dps não quer mais mamadeira. Também não está mamando como antes, de 3 em 3h. Agora ultrapassa 4h. Mas se eu ofereço o peito a ele antes, ele não aceita e chora. Parece que ele não está sentindo fome. Não é normal.O pediatra disse para eu esperar a consulta mensal para observar o ganho de peso.E não é sinal de preocupar pq ele não tem nenhum sinal de estar doentinho, senão ele iria horar, dar febre, ficar burricidinho… mas não tem nenhum desses sintomas.A verdade é que ele não mama como antes. Está mamando mto menos e estou mto procupada com isso. Só quer sber do peito,mas sinto quenão tenho o suficiente, e ele não mama nem 10min. O que será que está acontecendo?

  53. le disse:

    tenho um filho de 3,2 m, amamentei-o até 2,5, só que de um mesm pra ca ele voltou a mamar no peito, não resisti a pressão, porém, venho percebendo alguma regressões em seu comportamento, como não querer fazer as aulas de nartação que antes para ele era prazeirosa, ter medo de alguns brinquedões, tipo escorregadores fechados, enfim…notei este comportamento, será que tem haver????

  54. Angela Blanski disse:

    Olá Ana!Preciso da sua ajuda…minha filha parou de mamar no peito com 6 meses e agora esta com 2 anos e 7 meses e com bastante freqüência me pede pra mamar no peito, que será isso? carência acredito que não seja pois sou presente e brinco bastante com ela….me ajude!!!obrigada

    • Ana Basaglia disse:

      olá, angela, criança costuma “imitar” tb, ela tem visto algum bebê mamar? ou vc tem demonstrado desconforto ou incômodo com essa solicitação (e ela percebe, e por isso insiste)? de qq maneira, não há de ser nada, diga que “acabou o tetê da mamãe”, e bola pra frente! bjs, boa sorte,
      ana

  55. ana carolina martins disse:

    Sou uma adepta à amamentação, minha filha agora está com quase 9 meses, e amamentar nos faz muito felizes, é um momento só nosso. Qdo ela estava com 5 meses a levei no pediatra e otorrino pq ela coçava a orelha muitas vezes ao dia, nada foi encontrado, nenhuma inflamação, ouvido impecável. Esse hábito de coçar se estende até hj, as vezes a orelhinha fica vermelha de tanto coçar, nada diagnosticado, uma fonoaudióloga me disse que pode ser pela mania de amamentar ela deitada comigo na cama desde os primeiros dias, que pode ter sido leite que entrou por outro orifício, que por isso não é bom amamentar deitada, alguem conhece alguma historia, ou pode me ajudar, desde que ouvi isso não amamento mais deitada, mais achava isso muito bom, principalmente a noite, gostaria de saber se alguem teve a mesma experiencia, ou a opinião de outro profissional.

  56. Taissa disse:

    Olá! Meu filhote completará 2 anos este mês e mama no peito com muita alegria. Atualmente mama de 2 a 3 vezes por dia. Não tenho pressa de tirar não e as opiniões dos outros não me atrapalhavam mto não. Acontece que descobri que estou grávida de 6 semanas e tanto minha gineco como o pediatra do meu filho falaram que eu deveria parar de amamentar para ontem pois iria prejudicar meu bebezinho na barriga. Andei pesquisando, lendo, mas fiquei assustada por serem pessoas que confio. Gostaria mto da opinião de vcs, por favor, me ajudem… continuo dando de mama para ele por enquanto… beijos!

  57. Fulvia disse:

    Pessoal, tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses que parou de mamar aos 9 meses e agora parece que tá querendo de novo…Vivi colocando a mão no meu peito, outro dia até tentou abocanhar….
    Não sei o que faço tenho medo de colocá-la e deixá-la ainda mais frustada pq não tem leite… O que eu faço???

  58. Samaris disse:

    Ola! Meu problema e parecido com da Taisse, minha filha tem 1 ano e 8 meses e com 14 quilos; descobrir q estou gravida 12 semanas a minha gineco e a pediatra pediu para tirar,mas eu nao acho q vai prejudicar eles me alimento bem. Ela so mama a noite antes de dormir e de madrugada umas 4 vezes…tabem nao quero prejudicar meu bebe. O que faço preciso de ajuda Ana…bjus

  59. alessandra disse:

    oi, sou mae de um lindo menino de 2 anos e 11 meses que mama muiiiito no peito, apesar d comer de tudo! o problema eh que tenho uma escolinha infantil e meu filho vai e volta comigo(das 7 as 19hs)… nos vemos o dia todo praticamente…. quero desmama-lo mas ta muito complicado… chora, grita esperneia…. to ficando preocupada, pois mes que vem ele faz 3 aninhos… quando dou mama em lugares publicos fico ouvindo comentarios maldozos, piadinhas, etc…. apesar de adorar amamentar meu filho me sinto imcomodada e contrangida!!! PRECISO DE AJUDA, e dicas !!!!

  60. Martinha disse:

    Oii preciso de ajuda, minha bb está com 8 meses e se alimenta mto bem come todas as verduras e frutas, não pode ver comida, está tomando ferro quelato + acido fólico e revitan jr a pedido do pediatra, pois mesmo comendo bem ganha de 150 a 250 gm por mes, está mamando ainda, mas agora com menos frequencia, estou preocupada, quantas vezes é o ideal? ela está mamando 4 vezes por dia, mas menos de 5 minutos em cada mama, gosto de amamentar e tenho medo de ela largar o peito, e to sentindo que meu leite ta demorando descer quando ela pega, demora 1 minuto pra o leite sair, ta normal? to sentindo que to tendo pouco leite. E fico com medo de ela está satisfeita pq come bem, mas não está tomando uma quantidade ideal de leite. me ajudem to preocupada. o pediatra é só no fim do mes.

  61. Fêeh disse:

    Boa tarde!!!
    Minha princesa está com 4 meses e estou com dificuldades em amamenta-lá pois meu leite esta vindo pouco…fico estimulando e não estou tendo boms resultados…sinto muita faltas deste contato com ela no meu seio…fico chorando e fazendo tudo que me indicam para poder amamenta-lá está complicado a vinda de meu leite!!!preciso de ajuda!!!

    • Ana Paula Leite disse:

      Olá, qdo li sua mensagem fiquei atraída e logo tomei a liberdade de escreve-la, pois o meu caso e parecido com sei, minha princesa nasceu a 13 dias e depois de muita massagem e manuseios na mama, agora que está descendo um pouco e agora vou locar uma bomba elétrica pela empresa “Leite Fácil” recomendável pela pediatra, minha bebe recusa em fazer a pega, mas não vou desistir, pois é uma dadiva de Deus ser mãe, no momento à alimentando com leite em pó NAN, então não desanima continue persistindo que com certeza seu anjinho estará mamando.

  62. Ana Paula Leite disse:

    Olá, hoje completo 13 dias que ganhei minha princesa e desde então estou trabalhando para produzir leite, ou seja, após muitas tentativas somente agora esta saindo um pouquinho. Minha bebê esta se alimentando com leite NAN, mas desejo demais alimenta-la com meu próprio leite e ela recusa a sugar, decorrente a pouco leite, não sei mais o que fazer, ela fica brava chora sem parar e isso me deixa ainda pior…

  63. Camila disse:

    Olá, minha filha tem 2 anos e um mês e até ontem eu a mamentava. Foi difícil tomar essa decisao de parar, confesso q de noite cheguei a chorar, mas ela está bem. A minha dúvida é o q fazer agora? Ela nao pega mamadeira. O mingau eu consigo dar com muita insistência na colher, mas nem sempre ela aceita. O pediatra disse q se ela nao quiser mais beber leite, nao tem problema, mas quero saber a opiniao de vcs por favor. E outra dúvida é quanto ao leite q está se acumulando no meu seio. Está cheio e dolorido. Sei q nao posso tirá-lo para nao estimular, quanto tempo leva para meu organismo se dar conta de que nao precisa mas produzir o leite? Bjs e obrigada.

  64. Aline Lima disse:

    Oii… eu to gravida, to no meu setimo mes… mais nao sai leite do meu seio, isso é normal ?? obrigado !!

  65. Cintia disse:

    Olá. Estou desmamando meu Italo agora, com 2 anos e 5 meses. Apesar da pressão de alguns familiares para desmamá-lo antes eu resisti e só o desmamei agora porque eu realmente não quero mais. Só agora tive essa segurança. Meu peito dói quando ele mama – acho que ele fica muito tempo e segura com os dentinhos. Eu passei uma gota de Novalgina em cada seio e falei que o mamá da mamãe tinha estragado. Achei dessa forma melhor porque não teve chororô e ele não ficou se sentindo rejeitado. O pediatra falou que não podia passar nada que poderia gerar trauma, blá, blá, blá… Com a gente tá tendo resultado.

  66. márcia disse:

    oi! Laís tem 2 anos e 4 meses e só come pouco, não lancha assim que acorda, come três colherinhas no almoço, todos dizem que é porque ela mama, já tirei as mamadas durante o dia, só mama pra dormir á tarde e a noite. Ela chora horrores toda vez que tento deixar de amamenta-la de vez. o que eu faço? me ajudem.Estou em desespero, ela é unica filha e não tenho experiência e só agora voltei a trabalhar depois que ela nasceu, e me sinto muito culpada por passar uma parte do dia fora, penso que o peito é até um consolo pra ela.preciso de ajuda.

  67. Christina disse:

    Olá, meninas!
    Não sei se estou no lugar certo para deixar minha pergunta, visto que não consegui encontrar um link sobre esse assunto especificamente… Gostaria de dicas valiosas sobre o que posso fazer ainda na gestação para ir preparando o peito para a amamentação. Estou entrando na décima quinta semana, e já fui orientada a fazer os banhos de sol, a não passar hidratantes ou óleos nas auréolas e bicos e passar a toalha de banho com vigor no peito. Queria saber se há algo mais que seja necessário para minimizar uma possível dificuldade no momento de aleitamento de fato… Acho troca de informação contida aqui um grande benefício para um momento rico que é a amamentação…
    Obrigada, Chris.

  68. Sónia disse:

    Amamentei o meu filho até aos 3 anos e 1 mês e não me arrependo nada! Sempre fui muito criticada pela familia e pelos amigos mas o meu coração de mãe ignorou todas essas criticas, embora sempre me sentisse magoada e incompreendida.Sempre tive o apoio do meu marido e sei que ele se sentia orgulhoso e feliz por saber que era o melhor para o nosso filho. O desmame foi fácil pois nunca forcei e foi o meu filho que assim o quis pois dizia que já era crescido! Hoje tem 6 anos é uma criança saudável e autonoma!
    Aos que me criticavam alegando dependência costumava responder que aos 18 ele iria querer outras maminhas. Hoje gosto de ajudar todas as mães que estão com dificuldades em amamentar e gostaria muito de seguir uma carreira de aconselhamento de aleitamento.Sempre li bastante sobre tudo o que está relacionado com crianças e o seu desenvolvimento e existem ideias mt contraditórias por isso acho que cada mãe deve seguir o seu instinto. Nunca critiquei nem julguei as ma~es que não amamentam. Cada um sabe de si e toma as suas resoluções e como sempre respeitei a vontade de cada um magoava-me muito quando me criticavam. Toda a gente é livre de pensar o que quiser mas respeitem a opinião dos outros por favor!
    Muita saúde para todos os bébes ( os que bebem leite materno e os que bebem formula) e muita paciencia para todas mães que são quase sempre criticadas pois parece que todos sabem melhor que nós o que é melhor para os nossos filhos.

  69. Johne171 disse:

    I am just seeming both for blog sites which give independent, nutritious commentary on all difficulties or blogging sites which have a liberal or droppedwing slant. Thank you.. aeeddegfdfkd

  70. Johnb774 disse:

    Someone essentially help to make significantly posts I might state. This is the first time I frequented your web page and so far? I surprised with the research you made to create this actual submit amazing. Magnificent activity! dbbegacfdekc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.053 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: